Foto: Depositphotos | Imagem ilustrativa
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará o Centro Cívico, em Curitiba, e o aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana (RMC), receberá investimento de R$ 2,2 bilhões do governo federal. A medida foi divulgada na sexta-feira (29) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento em Minas Gerais.
O presidente anunciou R$ 9,7 bilhões em investimentos no transporte público para diversos estados, que estão inseridos nas novas propostas habilitadas para pré-seleção nas linhas de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e de Renovação de Frota do Novo Programa de Aceleração do Crescimento Seleções de 2025 (PAC Seleções).
A lista das obras contempladas estão publicadas na página da Casa Civil da Presidência. O VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais está contemplado no setor ‘Cidades Sustentáveis e Resilientes’.
O envio de recursos foi confirmado pela ministra Gleisi Hoffmann em um vídeo publicado nas redes sociais. “O VLT que ligará Curitiba a São José dos Pinhais vai sair do papel. É o novo PAC garantindo garantindo investimentos para transformar a mobilidade urbana em Curitiba e região metropolitana”, disse.
Em maio do ano passado, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentaram um consórcio de empresas que seria responsável pela elaboração dos estudos técnicos e de viabilidade para implantação do VLT.
Na ocasião, a ideia era de que o modelo substituísse os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, em Curitiba, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. O corredor que interliga atualmente o Terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, também deve ser ampliado até o Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.
O que é VLT
VLT é a sigla para Veículo Leve sobre Trilhos. Esse é um sistema de transporte público elétrico e sustentável. Ele opera sobre trilhos, funcionando no nível das ruas.
O VLT se assemelha aos antigos bondes. No entanto, a tecnologia dele é mais avançada. Ele também consegue integração com outros transportes, como ônibus e metrôs.
✔️ Fonte Tribuna
👍 Curta as redes sociais da KLEIN STORE e veja como adquirir os produtos do Portal da Mobilidade
✔️ Página no Facebook ⤵️
https://www.facebook.com/profile.php?id=100063713251701&mibextid=ZbWKwL
✔️ Grupo no WhatsApp ⤵️
https://chat.whatsapp.com/Jc5mlryseajJdr88XvDOC8
👍 Curta participe divulgue Portal da Mobilidade
https://www.facebook.com/Portal.da.Mobilidade?mibextid=ZbWKwL
YouTube
https://youtube.com/@portaldamobilidade9503?si=HVgJHUywstTzt4KG
Nosso canal no WhatsApp
https://whatsapp.com/channel/0029VaIb0IGFMqrU8tT5mE2f
Nenhum comentário:
Postar um comentário