Serão implantados semáforos inteligentes, que fazem a leitura do tráefgo em tempo real e vão dar prioridade aos corredores onde circulam os BRTs
O novo sistema será um investimento de R$ 70 milhões, recursos federais do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)
Além de retomar obras remanescentes do Sistema BRT, o governo de Pernambuco também vai modernizar os corredores com prioridade viária semafórica para o transporte público. Os Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste vão receber semáforos inteligentes, conhecidos tecnicamente como semáforos adaptativos, que têm programações em tempo real e vão dar prioridade à circulação do transporte coletivo nos cruzamentos.
O edital para contratação da empresa que irá realizar o estudo para definir a melhor tecnologia para cada corredor e assumir a implantação da nova rede semafórica deverá ser lançado em breve, provavelmente até o fim de agosto. Pelo menos essa é a previsão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh), responsável por retomar as obras de mobilidade urbana remanescentes ainda da Copa do Mundo de 2014.
INVESTIMENTO DE R$ 70 MILHÕES COM RECURSOS DO NOVO PAC
O novo sistema será um investimento de R$ 70 milhões, recursos federais do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). E terá que promover uma redução do tempo de viagem dos BRTs de, no mínimo, 7%. Mas, como explicou o secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Francisco Sena, espera-se que esse ganho de tempo seja maior. Tudo vai depender dos estudos e do tipo de tecnologia adotada no futuro contrato.
Os semáforos inteligentes serão instalados ao longo de toda a extensão dos dois corredores de BRT. No caso do Leste-Oeste, nos 16 km que vão do Terminal Integrado de Camaragibe, até o Centro do Recife, compreendendo a Avenida Belmino Correia (Camaragibe), Avenida Caxangá, o Derby, a Avenida Conde da Boa Vista e a Avenida Guararapes (Recife).
O Corredor Norte-Sul também terá a prioridade semafórica nos 33 km de extensão, que compreende do TI Igarassu até o Centro do Recife, passando pela BR-101, PE-15, Avenida Pan Nordestina e Avenida Cruz Cabugá. A previsão é que o contrato comece ainda em outubro e que, no prazo de 12 meses, os dois corredores estejam com o novo sistema implantado.
✔️ Fonte UOL
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