A Região Metropolitana de Curitiba terá, em breve, um novo meio de transporte. O Digital Rail Transit (DRT) não é nem ônibus nem veículo sobre trilhos, apesar de se parecer com os dois. Ele tem rodas, mas se movimenta como se fosse um bonde. De fabricação chinesa, a tecnologia deve desembarcar nos próximos meses para o primeiro projeto-piloto no Brasil
O DRT é um sistema que coleta informações de marcadores magnéticos instalados na superfície das vias que geram uma trilha virtual para o veículo. Com sensores a bordo, ele se guia automaticamente como se estivesse se locomovendo sobre trilhos, mas sem a necessidade de instalações físicas, podendo compartilhar as mesmas vias com carros, motos, caminhões e ônibus.
Esse bonde é semiautônomo, ou seja, ele controla a aceleração e a frenagem, mas ainda assim depende de um operador para supervisionar a operação, incluindo o momento em que o veículo vai iniciar a viagem e outras situações inesperadas, como a necessidade de uma frenagem de emergência.
O DRT que será testado no Paraná é totalmente elétrico e tem uma composição com três vagões, somando 20,5 metros de comprimento. Com 2,5 metros de largura, tem capacidade máxima para 280 passageiros, e conta com velocidade máxima de 70 km/h. No projeto-piloto, ele ligará os terminais de ônibus de Pinhais e São Roque (Piraquara) em um trecho de 10 quilômetros, sendo que a maior parte é em uma rodovia urbana.
Esse sistema foi implementado comercialmente em 2021 pela chinesa CRRC Nanjing Puzhen Co, a mesma que integra o consórcio que vai construir o trem entre São Paulo e Campinas. As primeiras operações começaram na China, mas há outros países usando o DRT:
- Shanghai Lingang T1 (China) - 20,9 km desde junho de 2021
- Shanghai Lingang T2 (China) - 8,7 km desde outubro de 2022
- Shanghai Lingang T3 (China) - 10,5 km desde julho de 2023
- Stirling (Austrália) - 7 km em 2023 (projeto piloto)
- Monterrey (México) - 11 km desde março de 2024
- Campeche (México) - 15 km desde julho de 2025
A operação do bonde sem trilhos começa no Paraná
O DRT que será usado no Paraná já foi construído nas instalações da CRRC e foi visto em testes na China com a identidade visual que será usada no Brasil, com os dizeres “Paraná, o estado mais sustentável do Brasil” — o governador Ratinho Junior (PSD) chegou a compartilhar o vídeo nas redes sociais.
Em breve, o veículo embarca no porto de Xangai, de onde viajará, com peças de reposição e outros materiais necessários para a implementação, até o porto de Paranaguá, no litoral paranaense. Uma equipe chinesa também desembarca para colocar o DRT em funcionamento.
Por aqui, ele será batizado de Bonde Urbano Digital (BUD) e viajará entre os terminais de Pinhais e São Roque (Piraquara), sem paradas intermediárias. Hoje, o mesmo percurso é feito de ônibus e leva cerca de 30 minutos, o que deve ser reduzido com o bonde devido à ausência de paradas.
DRT é usado desde 2024 em Monterrey, no México.| Foto: Divulgação/Governo de Nuevo LeónAlém do veículo em si, serão necessárias outras intervenções para que se possa iniciar o projeto-piloto:
- Readequação do layout das vias
- Planejamento técnico da distribuição dos elementos magnéticos
- Instalação dos marcadores magnéticos no pavimento, testes e calibração
- Adaptação dos terminais, incluindo a plataforma dedicada ao DRT
- Instalação de área de estacionamento e oficina de manutenção.
Pelo contrato assinado no fim de abril, o governo do Paraná pagará R$ 6,07 milhões para a CRRC, que deixará o bonde, no período de testes, em comodato. O contrato ainda prevê que, dependendo dos resultados e interesse da empresa chinesa, o Paraná terá prioridade para receber uma eventual linha de montagem ou de produção do DRT no Brasil.
Além disso, o acordo abre a possibilidade de o veículo ser reutilizado pela prefeitura de Curitiba ao fim da operação-piloto na região metropolitana
✔️ Fonte Gazeta do Povo
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