quarta-feira, 29 de abril de 2020
Uso de máscaras em metrô, trens e ônibus de SP será obrigatório a partir de 4 de maio
SÃO PAULO – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou um decreto que torna obrigatório o uso de máscara para passageiros do metrô, de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de ônibus intermunicipais administrados pelo governo estadual e capital paulista.
O decreto será publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial e passa a valer a partir de 4 de maio. Segundo Dória, a medida será fiscalização pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).
A medida é válida também para táxi e aplicativos, tendo as prefeituras municipais responsável pela sua regulação. A locomoção de passageiros sem máscaras será considerada infração.
“O motorista estará apto a negar o serviço ao passageiro que não tiver portando máscara, ficando a critério das cooperativas e aplicativos fornecer gratuitamente, se for necessário ao passageiro”, afirmou Dória.
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o equipamento será comercializado nas imediações das estações e, caso o usuário não esteja com a máscara, ele será impedido de utilizar o transporte coletivo.
A taxa de isolamento na capital e no estado estava em 48% na última terça-feira (28) – número bem abaixo do 70% projetado pelo governo. São Paulo conta com 2049 mortes confirmadas em decorrência do coronavírus, 24.041 confirmações da doença e 85% das UTIs ocupadas na região metropolitana.
Ampliação de leitos
Nesta sexta-feira (1), será inaugurado o Hospital de Campanha no Complexo do Ibirapuera, que contará com 268 leitos de baixa complexidade, 28 leitos de estabilização, sala de descompressão, consultórios médicos e tomografia.
A unidade será referenciada e receberá pacientes vindos de unidades de pronto atendimento. Com a ampliação, São Paulo conta agora com 2268 leitos nas unidades de campanha para atender pacientes com a Covid-19.
Dória também anunciou a compra de 3 mil novos respiradores que vão reforçar o sistema de saúde de São Paulo. Os aparelhos foram comprados na China por R$ 550 milhões e estarão a serviço da população já neste final de semana.
O Hospital das Clínicas será a primeira unidade a receber os novos respiradores.
Reabertura da Economia
O governado anunciou na última semana o Plano São Paulo, responsável pela execução da reabertura gradual da economia em todo estado a partir de 11 de maio.
O estado será dividido em zonas vermelhas, amarelas e verdes, para iniciar a reabertura pelas áreas com menor risco de contaminação de acordo com o monitoramento municipal.
Os três critérios a serem seguidos são: acompanhamento da disseminação do vírus, mostrando os resultados em coletivas de imprensa; capacidade do sistema de saúde; e monitoramento do vírus por meio de testes rápidos em massa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tatuzão chega à Estação São Joaquim e conclui processo de escavação de túneis da Linha 6-Laranja
Primeiro trecho da obra será entregue até o final do segundo semestre de 2026. Obra tem custo de R$ 19 bilhões por meio de parceria públic...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0JQJ2_XObJke3rM0sX16AtOLr9olMsCxDOT3_uJ4eFBKFAqLtW5AhVPBe8GwapKfibB9r1ysiotJ2M7jV5Vww29cr3kJBtPAFTJJEYL6YWnMeCdArw-Gx_jH9gOHuCmYPvo7hcF2_ZxUtpeFmesODzHnQmCSjUEYpHufX_GFlwlFmrw4-HaStNWDlwI80/s320/54316592959_358d123437_k-1024x683.jpg)
-
Trólebus Marcopolo VLP 200 Volvo B10M PowerTronics na pista de testes montada na avenida do Estado no centro de São Paulo . O Trólebus Bia...
-
Thamco foi uma empresa brasileira, fabricante de carrocerias de ônibus . Um de seus modelos mais famosos foi o ônibus da CMTC apelidado ...
-
Metrô de São Paulo sistema de transporte público metroviário de São Paulo Metrô de São Paulo ou Metropolitano de São Paulo , conhecido p...
Nenhum comentário:
Postar um comentário