quinta-feira, 30 de abril de 2020

Demanda cai pela metade e transporte aéreo global tem queda recorde, aponta Iata



O transporte aéreo global de passageiros apresentou em março uma queda de 52,9% em comparação com o mesmo mês de 2019





Aviões de passageiros da American Airlines são vistos estacionados no Aeroporto Internacional de Tulsa, nos EUA, em 23 de março, devido à redução do número de voos para retardar a propagação da doença por coronavírus (COVID-19) — Foto: Nick Oxford/Reuters



O transporte aéreo global de passageiros apresentou em março uma queda de 52,9% em comparação com o mesmo mês de 2019, informou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Em termos ajustados, o volume global de passageiros voltou aos níveis de 2006.
É a maior queda na história recente do setor, de acordo com a Iata. No mês, a capacidade ofertada caiu 36,2%, na mesma base de comparação. A taxa média de ocupação dos voos caiu 21,4 pontos percentuais, para 60,6%.
“Março foi um mês desastroso para a aviação. As empresas aéreas sentiram o impacto crescente progressivo da pandemia, com o fechamento de fronteiras e restrições de mobilidade, inclusive nos mercados domésticos. A demanda voltou ao nível de 2006 mas temos o dobro de voos e empregados daquela época. Pior, sabemos que a situação se deteriorou ainda mais em abril e muitos sinais indicam uma recuperação lenta”, afirmou o presidente da Iata, Alexandre de Juniac, em comunicado.
Na América Latina, o transporte aéreo de passageiros teve queda de 39,3% em março. A oferta de assentos diminuiu 27,2% no período. com isso, a taxa média de ocupação ficou em 68,1%, com redução de 13,5 pontos percentuais.

Voos internacionais



Em voos internacionais, a demanda global de passageiros caiu 55,8% em março, com quedas recordes em todas as regiões. A capacidade ofertada encolheu 42,8%. A taxa média de ocupação foi de 62,5%, com redução de 18,4 pontos percentuais.
Na América Latina, o transporte aéreo internacional caiu 45,9% em março. A capacidade encolheu 33,5% e a taxa de ocupação diminuiu 15,3 pontos percentuais, para 66,5%.

Voos domésticos

transporte aéreo de passageiros em voos dentro dos países caiu 47,8% em março. A capacidade encolheu 24,5% e a taxa de ocupação diminuiu 26 pontos percentuais, para 58,1%.
No Brasil, o transporte de passageiros caiu 32,2%. A oferta de assentos teve redução de 24%. Com isso, a taxa média de ocupação dos voos sofreu redução de 8,7 pontos percentuais, para 72,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...