Segundo divulgou a Reuters, o grupo espanhol que controlava a Air Europa até ser vendida para a British e Iberia, desistiu de vez de investir no Brasil. Desde o início do segundo semestre do ano passado não ouvíamos mais notícias da empresa, que tinha planos ambiciosos de iniciar as operações até o final de 2019.
O silêncio era grande e, ao mesmo tempo, a ANAC não recebia nenhum dos centenas de documentos necessários para homologação e emissão do Certificado de Operador Aéreo (COA) para a empresa, que seria a primeira no país a ter capital estrangeiro.
Por outro lado, o governo, que foi um dos grandes divulgadores da operação da Globalia no país, nunca mais tocou no assunto, voltando apenas a falar quando outro grupo espanhol, desta vez da Air Nostrum iniciou os planos para implantar uma aérea regional, como já tinhamos anunciado com exclusividade meses antes.
Agora, com o novo coronavírus, quase todos os novos negócios grandes foram desfeitos ou suspensos não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo. Veja o exemplo da polonesa LOT, que desistiu de comprar (e salvar) a alemã Condor.
Segundo a reportagem, Juliano Noman, Diretor da ANAC, suspendeu o processo de abertura da empresa após o pedido da Globalia. Apesar de nenhum indicativo de retorno do processo, ele não foi cancelado completamente ainda, mas a esperança de que ele seja recuperado é mínima.
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