Orientação do Setap é que usuários utilizem serviço somente para atividades essenciais e necessárias
Um dos serviços que continuará ativo durante o "lockdown" - que começa na terça-feira (19), decretado pelo governo do Amapá - é o transporte coletivo. No período de restrições severas de circulação e funcionamento somente de atividades essenciais, a orientação é que usuários só utilizem o serviço em casos realmente necessários.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), os veículos continuarão circulando em Macapá e Santana com 30% da frota. O lockdown tem validade até 29 de maio.
O decreto estabelece quais as situações em que a população terá direito de usufruir dos ônibus, veja abaixo:
- aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal;
- comparecimento, próprio ou de uma pessoa como acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde;
- realização de operações de saque e depósito de numerário;
- realização de trabalho, nos serviços e atividades consideradas essenciais, nos termos da legislação em vigor;
- obtenção ou recebimento de qualquer dos auxílios concedidos pelo poder público, seja em espécie ou através de bens de consumo.
Outra recomendação é que dentro dos coletivos os usuários mantenham distância entre si e evitem tocar em corrimão e assento dos veículos.
A manutenção do serviço de transporte público é fundamental a trabalhadores de serviços essenciais. O embalador Sidney Sanches, por exemplo, trabalha em uma rede de supermercados, e precisa usar ônibus todos os dias para o deslocamento até a empresa.
"Todo dia eu preciso de ônibus. De manhã e de tarde, para eu ir e para eu voltar. Aí vai ter o 'lockdown'... espero que tenha ônibus para a gente ir. Espero que tenha porque não é só eu que preciso, meus colegas precisam", contou.
O posto do Setap, no Centro da capital, vai continuar com os atendimentos de segunda-feira a sexta-feira das 14h às 18h. Segundo o o assessor de comunicação do sindicato, Renivaldo Costa, o número (96) 3222-0318 está disponível para agendamentos.
"No caso do benefício da meia-passagem, a gente tem milhares de cartões que já estão prontos e os estudantes podem ligar. Se o seu cartão estiver pronto, você pode agendar a sua ida para buscar. Em média, a gente tem atendido de 30 a 40 pessoas por dia", informou.
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