sábado, 23 de agosto de 2025

Eduardo Paes anuncia a criação de terminal de BRT para atender população de Caxias e Magé

 O terminal Metropolitano Missões vai ser construído num entroncamento que liga a Avenida Brasil à Rodovia Washington Luís


Prefeitura irá comprar 50 novos ônibus articulados para o BRT — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo / 01-03-2023


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, neste sábado (23), a criação de mais um terminal do BRT Metropolitano, sistema que integra ônibus da Baixada Fluminense e o BRT. O Missões, em Cordovil, Zona Norte do Rio, vai atender à população de Duque de Caxias e Magé. A estação vai ser construída num entroncamento que liga a Avenida Brasil à Rodovia Washington Luís, afirmou Paes, sem dar uma previsão para o início das obras.

"Esse é um ponto-chave para o trânsito entre o Rio e a Baixada Fluminense, levando a Duque de Caxias e Magé e também à nossa Região Serrana", destacou o prefeito.

No dia 8 de agosto, a prefeitura anunciou o início das obras de outro terminal do BRT Metropolitano, o Margaridas, em Irajá, Zona Norte do Rio, que vai beneficiar moradores de outras cidades da Baixada Fluminense. São oito no total: Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Japeri e Paracambi. O terminal vai funcionar como ponto de integração entre os ônibus que saem dessas cidades oito e o BRT Transbrasil — os coletivos chegaram pela Rodovia Presidente Dutra ao Trevo das Margaridas, em Irajá. A previsão é que as construção seja concluída até o primeiro semestre do ano que vem.


Para operar o BRT Metropolitano, 50 BRTs novos foram comprados e devem chegar até o fim deste ano. A promessa é de intervalos de cinco minutos entre uma viagem e outra no horário de pico. O investimento é de R$ 54,3 milhões.

O BRT Transbrasil prevê terminais de transferência de ônibus intermunicipais oriundos da Baixada Fluminense desde sua concepção, há mais de dez anos, mas o plano foi ficando para trás devido a atrasos nas obras, que sofreram diversas paralisações. Com obras iniciadas em 2014, o corredor só foi parcialmente inaugurado no ano passado.


✔️ Fonte Extra 



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Um comentário:

  1. Agora é torcer pro governo estadual acordar e viabilizar o Bilhete Único Metropolitano proposto por Paes, para que a integração com os vários modos da Capital se dê a partir dos terminais Margaridas, Missões e Gentileza. Tem tudo para dar bom.

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