Primeira turma do curso começou na quarta-feira (30), com aulas ministradas por professores de Etecs e mecânicos da própria empresa.
A prefeitura da cidade de São Paulo regulamentará uso de patinetes elétricos na cidade em até 45 dias. Entre as medidas está a obrigação de uso de capacetes e a proibição do equipamento nas calçadas.
O Governo do Estado de São Paulo e a Grow, que opera as patinetes elétricas e bicicletas das marcas Yellow e Grin, criaram um curso para formação de mecânicos de patinete, uma nova profissão que emerge a partir das novas formas de deslocamento na cidade de São Paulo.
A primeira turma do curso começou na quarta-feira (30), no galpão da Grow, na Zona Sul da capital, com aulas ministradas por professores de Etecs e mecânicos da própria empresa. São 25 alunos, que estudam 4 vezes por semana, das 8h às 12h, e estarão formados em 20 dias.
No curso se aprende montagem, desmontagem, alinhamento, trocas de freios, de pneus, amortecedores e correias. Basicamente, um mecânico de patinetes deve saber:
- Interpretar o manual do fabricante do patinete elétrico;
- Identificar os componentes para manutenção dos sistemas mecânico e elétrico;
- Ler instrumentos de controle e de medição para realizar manutenções diversas;
- Procedimentos corretos de manuseio e conservação de ferramentas;
- Executar orçamento de manutenção técnica.
O curso foi criado junto ao Centro Paula Souza pelo Programa Minha Chance e há possibilidade de contratação do aluno.
O galpão da Grow funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. No local trabalham 5 mecânicos, 10 técnicos e 15 auxiliares, que fazem até 15 manutenções por dia. Os salários variam entre R$ 1.450 e R$ 2.750.
Os cursos são gratuitos, assim como as inscrições, que podem ser realizadas no site do Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário