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partir do dia 13/11, o assunto será discutido com a população em audiências que
serão realizadas em quatro regiões da cidade
Foto: Sidnei Santos
No mês de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio
da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), da São Paulo
Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), dará início
a 4 audiências públicas para apresentar a proposta de implantação de 38
quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade.
Esta é a primeira vez que a população de São Paulo é
ouvida sobre a implantação de faixas de ônibus de forma ampla e participativa.
As audiências serão realizadas em 4 subprefeituras:
Pirituba (zona norte), Vila Prudente (zona leste), Campo Limpo (zona sul) e
Butantã (zona oeste). Sempre das 19h30 às 21h30.
Dessa forma, a população será ouvida pela Prefeitura para
definir quais as vias que receberão sinalização para privilegiar o transporte
coletivo. As faixas exclusivas de ônibus facilitam a mobilidade numa cidade
complexa como São Paulo ao dar preferência ao transporte utilizado pela maioria
da população. Ao mesmo tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras
faixas, além de não exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.
Para indicar as vias que irão receber as faixas, foram
feitos estudos das equipes técnicas da SPTrans levando em conta, além da
demanda, critérios como: ser utilizada por ao menos 40 ônibus por hora; ter
média de velocidade dos ônibus inferior a 12 km/h; ter ao menos 6 metros de
largura em cada sentido; preferencialmente ser uma via que complemente ou dê
continuidade a faixas e corredores já existentes.
O plano tem como objetivo implantar novas faixas
exclusivas nas regiões norte, leste, sul, oeste e central. Ao todo, cerca de
320 mil passageiros por dia serão beneficiados com a mudança na cidade, sendo
79.200 na região central, 43.500 na zona norte, 31.800 na região leste, 73.700
na zona sul e 91.800 na oeste.
Com mais esses 38 km, a capital passará dos atuais 512 km
para 550 km de faixas exclusivas para ônibus. A capital conta também com 144 km
de corredores exclusivos para ônibus, dos quais 129 km foram implantados pela
Prefeitura e 15 km pelo Governo Estadual.
As propostas são para as seguintes vias:
Centro
Rua
da Cantareira
Rua Conselheiro Furtado
Rua São Caetano / Rua Monsenhor Andrade
Rua Oriente
Rua Barão de Ladário
Rua Miller
Largo da Concórdia / Viaduto do Gasômetro
Rua do Gasômetro
Rua São Caetano / Rua Monsenhor Andrade
Rua Oriente
Rua Barão de Ladário
Rua Miller
Largo da Concórdia / Viaduto do Gasômetro
Rua do Gasômetro
Norte
Avenida
Deputado Cantídio Sampaio
Avenida
Fiorelli Peccicaco
Avenida
Raimundo Pereira de Magalhães
Avenida
Mutinga
Leste
Rua
São Teodoro
Avenida
Pires do Rio
Avenida
Sapopemba
Avenida
Luiz Ferreira da Silva (binário com a Av. Sapopemba)
Sul
Avenida
Yervant Kissajikian
Avenida
Carlos Lacerda
Estrada
das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá
(implantação
de mão única / binário)
Rua
Salvador Simões
Rua
Gentil de Moura
Oeste
Avenida
Ministro Laudo Ferreira de Camargo
Avenida
Luciano Laurana
Rua
Sumidouro
Rodovia
Raposo Tavares
As ações foram definidas pela Secretaria Municipal de
Mobilidade e Transportes (SMT), em parceria com a São Paulo Transporte
(SPTrans) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A primeira audiência pública será realizada no dia 13 de
novembro, das 19h30 às 21h30, na Subprefeitura da Vila Prudente, localizada na
Avenida do Oratório, nº 172, no Jardim Independência.
Confira o calendário das audiências:
Leste e centro
Quando: 13
de novembro
Onde: Subprefeitura de
Vila Prudente
Avenida
do Oratório, nº 172 - Jardim Independência
Sul
Quando: 18
de novembro
Onde: Subprefeitura do
Campo Limpo
Rua
Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59 - Campo Limpo
Oeste
Quando: 21
de novembro
Onde: Subprefeitura do
Butantã
Rua
Dr. Ulpiano da Costa Manso, nº 201 - Jardim Peri Peri
Norte
Quando: 22
de novembro
Onde: Subprefeitura de
Pirituba
Rua Luís Carneiro, nº 193 - Vila Barreto
Porque não faz corredor na avenida Brás leme lá seria muito importante ter corredor zona norte avenida Brás leme
ResponderExcluirNa avenida Brás leme os ônibus ficam parados muito muito tempo no trânsito e com corredor iria melhorar em 100 por cento
ResponderExcluirPor favor senhor prefeito de uma atenção para está avenida também Brás leme zona norte
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