Foram contabilizadas 88 panes entre janeiro e setembro deste ano no sistema metroferroviário.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo registraram 88 panes entre janeiro e setembro deste ano. O número representa um aumento de 31% na comparação com as 67 interrupções na circulação dos trens contabilizadas no mesmo período de 2018.
É o que apontam dados obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
O levantamento reúne informações sobre o funcionamento de todas as linhas da CPTM e das quatro linhas do Metrô administradas pela estatal: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Não entram nessa estatística falhas registradas pelas duas linhas do Metrô administradas por concessionárias: a 4-Amarela e a 5-Lilás.
Os números refletem apenas falhas graves no sistema metroferroviário. Cada empresa tem um conceito próprio do que chama de "ocorrência notável".
Panes no Metrô de São Paulo
Entre janeiro e setembro
2019
● Aumento de 24%: 68
● Aumento de 24%: 68
Fonte: Metrô de São Paulo/Lei de Acesso à Informação
Panes nos trens da CPTM
Entre janeiro e setembro
Fonte: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)/Lei de Acesso à Informação
Panes no sistema metroferroviário
Entre janeiro e setembro
● Variação de 31%: 88
Fonte: Metrô de São Paulo e CPTM/Lei de Acesso à Informação
Ocorrências notáveis
Metrô"Ocorrências notáveis são eventos registrados durante a operação comercial e que podem gerar interferências na circulação de trens. Uma ocorrência é classificada como notável dependendo da hora, local, grau de transtornos ao usuário e que tenham como duração um atraso na circulação dos trens igual ou superior a 5 minutos além do intervalo programado. Este é um conceito adotado internacionalmente pelos principais metrôs do mundo."
CPTM"As ocorrências notáveis, na CPTM, são aquelas ligadas à interrupção total na circulação dos trens, em determinado trecho, seja por problema técnico ou pela presença de usuários na via. Há também aquelas provocadas por agentes externos, tais como: - alagamentos, descargas atmosféricas, interrupção de fornecimento de energia elétrica pela concessionária, dentre outros fatores."
Separação por linha
O levantamento da CPTM não detalha em qual linha foi registrada cada pane.
Já as panes no Metrô são separadas por linha:
- Linha 15-Prata: 26 panes entre janeiro e setembro deste ano, contra 6 no mesmo período de 2018 (o ramal teve horário de operação ampliado);
- Linha 1-Azul: queda de 27 para 23 ocorrências;
- Linha 2-verde: queda de 13 para 12 ocorrências;
- Linha 3-vermelha, queda de 9 para 7 ocorrências.
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