quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Panes no Metrô e na CPTM crescem 31% entre janeiro e setembro de 2019




Foram contabilizadas 88 panes entre janeiro e setembro deste ano no sistema metroferroviário.




A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo registraram 88 panes entre janeiro e setembro deste ano. O número representa um aumento de 31% na comparação com as 67 interrupções na circulação dos trens contabilizadas no mesmo período de 2018.
É o que apontam dados obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
O levantamento reúne informações sobre o funcionamento de todas as linhas da CPTM e das quatro linhas do Metrô administradas pela estatal: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Não entram nessa estatística falhas registradas pelas duas linhas do Metrô administradas por concessionárias: a 4-Amarela e a 5-Lilás.

Os números refletem apenas falhas graves no sistema metroferroviário. Cada empresa tem um conceito próprio do que chama de "ocorrência notável".
Panes no Metrô de São Paulo
Entre janeiro e setembro
Número de panesAumento de 24%2018201952,55557,56062,56567,570
2019
 Aumento de 24%: 68
Fonte: Metrô de São Paulo/Lei de Acesso à Informação
Panes nos trens da CPTM
Entre janeiro e setembro
Número de panesAumento de 67%2018201910121416182022
Fonte: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)/Lei de Acesso à Informação


Panes no sistema metroferroviário
Entre janeiro e setembro
Número de panesVariação de 31%657075808590
 Variação de 31%: 88
Fonte: Metrô de São Paulo e CPTM/Lei de Acesso à Informação

Ocorrências notáveis

Metrô"Ocorrências notáveis são eventos registrados durante a operação comercial e que podem gerar interferências na circulação de trens. Uma ocorrência é classificada como notável dependendo da hora, local, grau de transtornos ao usuário e que tenham como duração um atraso na circulação dos trens igual ou superior a 5 minutos além do intervalo programado. Este é um conceito adotado internacionalmente pelos principais metrôs do mundo."
CPTM"As ocorrências notáveis, na CPTM, são aquelas ligadas à interrupção total na circulação dos trens, em determinado trecho, seja por problema técnico ou pela presença de usuários na via. Há também aquelas provocadas por agentes externos, tais como: - alagamentos, descargas atmosféricas, interrupção de fornecimento de energia elétrica pela concessionária, dentre outros fatores."



Separação por linha

O levantamento da CPTM não detalha em qual linha foi registrada cada pane.
Já as panes no Metrô são separadas por linha:
  • Linha 15-Prata: 26 panes entre janeiro e setembro deste ano, contra 6 no mesmo período de 2018 (o ramal teve horário de operação ampliado);
  • Linha 1-Azul: queda de 27 para 23 ocorrências;
  • Linha 2-verde: queda de 13 para 12 ocorrências;
  • Linha 3-vermelha, queda de 9 para 7 ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...