terça-feira, 19 de novembro de 2019

Prefeito Bruno Covas entrega novos ônibus 100% eletrico movidos a bateria



Veículos irão circular na linha 6030/10 Udibs-Campus1 / Terminal Santo Amaro na Zona Sul


                         Foto Fabio Klein


O Prefeito Bruno Covas, o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e o presidente da São Paulo Transporte, Paulo Cesar Shingai apresentaram nessa terça (19) 15 ônibus elétricos que circularão na linha 6030/10  Usina- Campus1/Terminal Santo Amaro, da empresa Transwolf Transportes e Turismo. Estes veículos  ja estarão equipados  com a tecnologia  NFC -  pagamento da tarifa por meio dos cartões de débito ou crédito, smartphone ou smartwatches através das plataformas de paramentos digitais.


                        Foto Fabio Klein


Para o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, " São Paulo é pioneira na busca de novas tecnologias para transportar os passageiros com conforto e segurança, agora com energia limpa, sem agredir o meio ambiente.
É isso que essa nova frota de ônibus elétricos representa".



                        Foto Fabio Klein


Segundo o presidente da SPTrans  "A partir de hoje, São Paulo tem a maior frota de ônibus 100%  elétricos do país. Mais uma vez, somos pioneiros em apresentar inovações que reforçam o nosso compromisso em promover a qualidade de vida das pessoas. A SPTrans conseguiu com esse projeto mais uma referência técnica. Viabilizamos um projeto que capta energia limpa gerada de uma fazenda no interior do Estado para abastecer os ônibus que circulam na cidade."




                       Foto Fabio Klein


Os modelos BYD D9W são 100% elétricos  movidos a bateria,  e possuem área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, WI-FI, USB e ar-condicionado.



                        Foto Fabio Klein


A linha em que os ônibus irão operar foi selecionada após estudos técnicos de viabilidade da SPTrans e os critérios adotados foram o percurso  a quilometragem diária do veículo, o número de passageiros transportados a frota, menps custp para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, a distância entre garagem e ramal elétrico.



                         Fotos Fabio Klein


A 6030/10, operada pela Transwolf Transportes e Turismo, atende a todos os critérios estabelecidos para o projeto. Ela tem 29,7 Km de extensão, 18 ônibus na frota e transporta, em média, 14,8 mil passageiros por dia util.



                       Fotos Fabio Klein


O projeto piloto foi anunciado no dia 16 de outubro de 2018,  durante uma visita da comitiva da Prefeitura à fábrica da empresa chinesa BYD, em Campinas,  considerando a preocupação com a emissão de poluentes e a aplicação de novas tecnologias no transporte público de São Paulo.



                         Foto Fabio Klein


Redução de poluentes 


De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico em operação  deixará de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosféra e toda a frota dos 15 ônibus vai preservar o equivalente a 12 mil árvores ano.

Os veículos são movidos a bateria  de ferro-lítio, que em contato com o oxigênio não explode e não pega fogo. Além disso, após 15 anos de uso nos ônibus, a bateria  poderá ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia.

A frota de ônibus municipal da cidade conta com 14.072 ônibus e 70% estão equipados com motor EURO V,  que reduz emissão de poluentes.



Nova identidade visual


                        Foto Fabio Klein


Foram considerados na nova Identidade visual elementos e informações relevantes aos usuario  representandos em um desenho que remete à modernidade, leveza e simplicidade.

Mantida as cores da área de atuação e os números do prefixo na dianteira, traseira, laterais e no teto.

A nova Identidade visual também trouxe uma preocupação com a segurança das pessoas mais vulneráveis na circulação viária, como pedestres, ciclistas e motociclistas, e isto foi registrado de forma


                        Foto Fabio Klein


Outras pontuações na Identidade visual 


- Tarifa e formas de pagamento foram apresentadas em adesivos na porta de entrada;

- As tecnologias embarcadas ( ar condicionado, tomadas USB e wi-fi ) foram identificadas por símbolos e expostos na parte superipr dos coletivos;

- A identificação do tipo de tecnologia ( Motor Euro 5, elétrico ou movido a bateria), que representa a responsabilidade da SPTrans em exigir combustíveis mais limpos para frota, também estão apresentandos na parte superior dos ônibus;

- Atualização de logomarcas institucionais e serviços.


                         Foto Fabio Klein


Chassis BYD D9W

O chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com ate 13,2 metros de comprimento. Os dois motores dec150 KW juntos equivalem  a 402 cavalos de potência e estão íntegrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tracão. A estrutura e constituida por materiais decalta resistência a torcão e a flexão.

Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proprcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral ( ECAS ) permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque  e desembarque dos passageiros. Também é possivel elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas, através do sistema pneumático de suspensão.




                         Fotos Fabio Klein

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