Assunto é discutido com a população em audiências realizadas em quatro regiões da cidade
Foto: Sidnei Santos
No mês
de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de
Mobilidade e Transportes (SMT), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), promove audiências públicas para
apresentar a proposta de implantação de 38 quilômetros de novas faixas
exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade.
Esta é
a primeira vez que a população de São Paulo é ouvida sobre a implantação de
faixas de ônibus de forma ampla e participativa.
Nesta
segunda-feira, 18 de novembro, a audiência será no Campo Limpo (zona sul) e as
próximas serão realizadas nas subprefeituras do Butantã (zona oeste) e de
Pirituba (zona norte), sempre das 19h30 às 21h30. A primeira foi na
Subprefeitura da Vila Prudente, onde foi discutida a implantação das faixas em
vias do centro e da zona leste, no dia 13 de novembro.
Dessa
forma, a população será ouvida pela Prefeitura para definir quais as vias que
receberão sinalização para privilegiar o transporte coletivo. As faixas
exclusivas de ônibus facilitam a mobilidade numa cidade complexa como São Paulo
ao dar preferência ao transporte utilizado pela maioria da população. Ao mesmo
tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras faixas, além de não
exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.
Para
indicar as vias que irão receber as faixas, foram feitos estudos das equipes
técnicas da SPTrans levando em conta, além da demanda, critérios como: ser
utilizada por ao menos 40 ônibus por hora; ter média de velocidade dos ônibus
inferior a 12 km/h; ter ao menos 6 metros de largura em cada sentido;
preferencialmente ser uma via que complemente ou dê continuidade a faixas e
corredores já existentes.
O
plano tem como objetivo implantar novas faixas exclusivas nas regiões norte,
leste, sul, oeste e central. Ao todo, cerca de 320 mil passageiros por dia
serão beneficiados com a mudança na cidade, sendo 79.200 na região central,
43.500 na zona norte, 31.800 na região leste, 73.700 na zona sul e 91.800 na
oeste.
Com
mais esses 38 km, a capital passará dos atuais 512 km para 550 km de faixas
exclusivas para ônibus. A capital conta também com 144 km de corredores
exclusivos para ônibus, dos quais 129 km foram implantados pela Prefeitura e 15
km pelo Governo Estadual.
As
propostas são para as seguintes vias:
Centro
Rua da
Cantareira
Rua
Conselheiro Furtado
Rua São Caetano / Rua Monsenhor Andrade
Rua Oriente
Rua Barão de Ladário
Rua Miller
Largo da Concórdia / Viaduto do Gasômetro
Rua do Gasômetro
Norte
Avenida
Deputado Cantídio Sampaio
Avenida
Fiorelli Peccicaco
Avenida
Raimundo Pereira de Magalhães
Avenida
Mutinga
Leste
Rua
São Teodoro
Avenida
Pires do Rio
Avenida
Sapopemba
Avenida
Luiz Ferreira da Silva (binário com a Av. Sapopemba)
Sul
Avenida
Yervant Kissajikian
Avenida
Carlos Lacerda
Estrada
das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá
(implantação
de mão única / binário)
Rua
Salvador Simões
Rua
Gentil de Moura
Oeste
Avenida
Ministro Laudo Ferreira de Camargo
Avenida
Luciano Laurana
Rua
Sumidouro
As
ações foram definidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
(SMT), em parceria com a São Paulo Transporte (SPTrans) e a Companhia de
Engenharia de Tráfego (CET).
Confira
o calendário das próximas audiências:
Sul
Quando:
18 de novembro
Onde: Subprefeitura do Campo
Limpo
Rua
Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59 - Campo Limpo
Oeste
Quando: 21 de novembro
Onde: Subprefeitura do
Butantã
Rua
Dr. Ulpiano da Costa Manso, nº 201 - Jardim Peri Peri
Norte
Quando: 22 de novembro
Onde: Subprefeitura de
Pirituba
Rua
Luís Carneiro, nº 193 - Vila Barreto
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