Brasilienses que usam transporte público enfrentam transtornos na manhã desta sexta-feira (01/11/2019). Após falha de sinalização na rede de fibra ótica, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou, por volta das 6h, que todas as estações do metrô foram fechadas. Mais de duas horas depois, às 8h20, a empresa anunciou a volta do sistema.
“O Metrô-DF informa que todas as estações estão sendo abertas a partir deste momento (08h20), após a normalização de sua operação”, assinalou. A estatal destacou ainda que atuou desde as 3h30 para solucionar a falha, que impediu a abertura das estações às 5h30, como habitualmente. A medida afeta 160 mil usuários que usam o metrô diariamente no Distrito Federal.
“A falha ocorrida na rede de fibra ótica da empresa afetou o monitoramento de todo o sistema, que é realizado por nosso Centro de Controle Operacional, o CCO, 24 horas por dia, sete dias por semana. Sendo, dessa forma, impossível garantir uma operação com segurança. Lamentamos profundamente pelos transtornos, mas a segurança dos nossos usuários vem em primeiro lugar”, ressaltou a Companhia do Metropolitano.
Em função do problema, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou as faixas exclusivas da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) até as 23h59. As do Setor Policial Sul, W3 Norte e W3 Sul também estão livres para o tráfego de todos os veículos, segundo o Departamento de Trânsito (Detran), somente nesta sexta. A medida é para diminuir os impactos nas vias, que estão bastante congestionadas esta manhã.
Transtornos
Transtornos
Moradora de Águas Claras, a bancária Normélia Santos, 57 anos, que trabalha na Asa Sul, chegou às 6h10 na Estação Concessionárias e encontrou os portões fechados. “Estou pensando no que fazer, porque a única alternativa é andar até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para pegar um ônibus, mas tem o trânsito também”. De acordo com Normélia, o mesmo transtorno ocorreu há uma semana. “Isso aconteceu na semana passada também, quando estava voltando para casa”, afirmou. Ela ainda reclamou da tarifa: “Muito cara e o sistema não funciona”.
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