sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Número de passageiros em trem que liga SP ao aeroporto de Guarulhos é 7 vezes menor do que esperado





Um dos motivos é a falta de ligação rápida da estação até os terminais do aeroporto. Governo diz que número de passageiros irá aumentar após construção da via rápida.




A nova linha 13 – Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP, tem sete vezes menos passageiros do que o previsto pelo governo por ocasião da sua construção.
A linha tem um ano e meio de operação e ainda não possui uma ligação da estação de trem próxima ao aeroporto com o próprio aeroporto. Muita gente também ainda não conhece a linha.
Da estação Brás, na região central da cidade, saem os trens para o aeroporto em 10 horários diários, de segunda a sexta, em que o passageiro não tem baldeação. A passagem é R$ 4,30 e o trem para em três estações no caminho do Brás ao aeroporto.


Quando a linha foi inaugurada, em 2018, o governo do estado publicou na internet uma notícia divulgando que “a previsão é que sejam atendidos cerca de 120 mil usuários por dia útil" ou cerca de 2,5 milhões de passageiros por mês.
Em setembro deste ano, porém, foram apenas 374 mil, segundo o governo estadual.
Para os turistas, fazer o trajeto, sem a ligação, é difícil. “É um pouquinho complicado, e é muita gente”, diz o turista Juan Carlos Mendes, que pegou o trem com o filho e mais três parentes. Ele estão vindo de Santos para a Bolívia e, com as malas, o trajeto é difícil, por causa das escadas nas estações.
“Mas é mais fácil e mais barato, além de mais econômico o percurso”, diz ele.

Histórico

A linha 13-Jade já era prevista desde 1985, quando o aeroporto de Guarulhos foi criado. Na época, a Infraero até colocou uma placa reservando o espaço para a estação, que só ficou pronta 33 anos depois.
Só que, após a inauguração, a linha continua não sendo bem usada. Isso porque, para ir da estação ao aeroporto, é necessário pegar um ônibus que vai aos terminais 2 e 3 – que é de graça, mas que sai a cada 15 minutos.

O governo do estado disse que a demanda deve crescer gradativamente e a estimativa é que chegue mesmo a 2,5 milhões de passageiros por mês, mas reconheceu que o número de passageiros vai aumentar quando a ligação rápida entre a linha e os terminais do aeroporto ficar pronta.
A Gru Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto de Guarulhos, e que irá construir essa ligação rápida, disse, que a pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prorrogou o prazo de recebimento de propostas das empresas interessadas em realizar a obra para dezembro. A entidade diz que ainda não há prazo para o início e fim dos trabalhos.

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