quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Prefeitura de Uberlândia anuncia aplicativo e sistema de gestão do transporte coletivo




Ônibus transmitirão em tempo real informações sobre o veículo. Aplicativo permitirá que usuários vejam os horários de chegada e melhores linhas para o destino escolhido.





Equipamento instalado nos veículos atualizará as informações para a central a cada 30 segundos. — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação




Um novo sistema de controle e gestão do transporte coletivo de Uberlândia foi lançado pela Prefeitura nesta terça-feira (26). Um novo aplicativo para os usuários também foi anunciado durante a cerimônia, que ocorreu no Centro Administrativo Virgílio Galassi. O investimento do Município será de R$ 112 mil por mês e sistema será gerenciado pela empresa Auttran, com sede em São Paulo.
De acordo com o chefe da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves, um equipamento transmitirá em tempo real informações de todos os 458 veículos da frota do transporte coletivo da cidade para uma central de monitoramento que poderá fazer correções no funcionamento.

“Com a central será possível ver a operação das linhas, quais estão com funcionamento normal ou se os ônibus estão atrasados. Em casos de linhas com funcionamento atrasado, será possível fazer alterações ao longo do dia para que ela volte a funcionar normalmente. Será possível avaliar também a direção do motorista, informações seguras de chegada aos pontos, indicará movimentos bruscos do veículo, integração de telemetria e bilhetagem, acesso às câmeras de segurança, e gerenciamento online da frota”, afirmou o secretário.


Ele informou ainda que o equipamento instalado nos veículos atualizará as informações para a central a cada 30 segundos. O novo sistema permitirá também a interação entre a Settran, a empresa operadora e o motorista. “O motorista poderá informar rapidamente se o veículo está com problema, como por exemplo, um pneu furado ou alguma falha mecânica. Ele contará ainda com o botão do pânico para alertas de situações de risco, como assaltos”, explicou.

Novos painéis com informações de horário de chegada e partida dos ônibus devem ser instalados nos terminais, estações e em pontos de ônibus com grande movimentação de usuários. Além das informações visuais, alertas sonoros serão emitidos.

‘UDIBus’

Para facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo de Uberlândia, foi anunciado também um novo aplicativo que fará atualizações sobre as linhas de ônibus. A ferramenta, que será integrada ao Google Transit e ao Moovit, ainda não tem data de lançamento confirmada, mas estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
“O usuário poderá acessar a previsão de chegada, trajeto do ônibus, as melhores linhas para o destino determinado, função para deficientes visuais, tabela de horários offline, relação de pontos de vendas para o cartão, painel de alertas da operação e área para reclamações”, completou Divonei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...