terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Placa Mercosul para veículos novos começa a valer nesta sexta; veja empresas credenciadas pelo Detran em SP







Novas placas permitirão mais de 450 milhões de combinações. Placas atuais, cinzas, continuarão valendo por tempo indeterminado.


O modelo de placas Mercosul será obrigatório para novos veículos em todo o país a partir desta sexta-feira (31), assim como para aqueles que forem transferidos para outro município, ou que precisarem ser substituídas por danos e furtos. Saiba quais são as empresas credenciadas pelo Detran de SP para vender as placas do Mercosul no estado.


A placa Mercosul continua com 7 dígitos, mas ficará com um número amenos e uma letra a mais, que estará sempre entre os números - com isso, aumentam as combinações possíveis. As placas atuais, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), acabariam em alguns anos e as novas permitirão mais de 450 milhões de combinações.

Outra novidade é que as novas placas não serão instaladas diretamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) - elas serão fabricadas e vendidas por empresas credenciadas.

Além disso, deixa de existir o lacre e entra o QR code, a identificação digital que armazena todo o processo de fabricação da placa, desde o início da matéria-prima até a instalação. Isso permite que a fiscalização aponte o aplicativo para o QR Code e identifique as características do veículo em tempo real na consulta da base nacional.

As placas atuais, cinzas, continuarão valendo por tempo indeterminado, inclusive as coloridas, que identificam diferentes categorias de veículos. Nestes casos, a cor de fundo da placa Mercosul será sempre igual e os dígitos é que vão mudar:


Nos táxis e veículos de carga, vermelho;
Nos veículos oficiais, azul;
Nos veículos diplomáticos, de embaixadas e consulados, dourado;
Nos veículos de testes, verde;
Nos veículos de colecionadores, cinza prata.

Nesta semana, novos pedidos de licenciamento ficaram suspensos. As placas cinza continuam sendo instaladas até o fim de fevereiro para quem solicitou o documento até a semana passada e já pagou todas as taxas.


Como emplacar

Com a nota fiscal do veículo e demais documentos, o cidadão comparece a uma unidade do Detran para realizar o primeiro registro do veículos.

Com o CRV em mãos, a pessoa procura uma das empresas estampadoras credenciadas, conforme resolução 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O pagamento da placa é feito diretamente para a empresa estampadora escolhida pelo cidadão.

De acordo com o Detran, os valores de referência para o par das novas placas é de R$ 138. A placa avulsa ou de moto, R$ 114.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...