quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Prefeitura de Campinas prorroga prazo das obras do BRT por mais nove meses




Publicação no Diário Oficial indica necessidade de 'adequar o prazo necessário para a finalização da construção' previstas em dois contratos do projeto.




                         Trecho do BRT no Campo Grande, em Campinas — Foto: Carlos Bassan / Prefeitura



A Prefeitura de Campinas (SP) publicou nesta quarta-feira (22) um decreto que prorroga por nove meses o prazo de execução de dois contratos das obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), previstas para serem entregues neste semestre. Segundo a publicação, o aumento ocorre para "adequar o prazo necessário para a finalização da construção".
Os contratos prorrogados são firmados com o Consórcio Corredor BRT-Campinas e com a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções, ambos responsáveis por trechos dos três corredores, Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. O decreto publicado nesta quarta foi assinado pelo secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, em 27 de dezembro de 2019.
"Ambas as prorrogações de prazo (...) visam adequar o prazo necessário para a finalização da construção dos respectivos trechos do BRT, sob responsabilidade daquelas Empresas, com a conclusão de todas as medições e etapas relativas ao encerramento daqueles contratos", aponta a publicação da prefeitura.
O projeto é um dos principais da gestão do prefeito Jonas Donizette (PSB) e prevê a implantação de 17,9 quilômetros no Corredor Campo Grande, 14,6 km no Ouro Verde e 4,1 km no Perimetral, que fará a interligação dos outros dois.


Com custo de R$ 451,5 milhões, as construções começaram em 2017 e o primeiro canteiro central foi inaugurado na confluência dos bairros Bonfim e Botafogo, na área do antigo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O andamento das obras gerou modificações no trânsito, com interdições de ruas e transferência de tráfego para outras vias, o que prejudicou comércios, moradores do entorno dos canteiros centrais e motoristas.
No ano passado, o prefeito Jonas Donizette (PSB) sancionou uma lei que autoriza a contratação de empréstimos até o limite de R$ 300 milhões. Na data da aprovação na Câmara, o secretário de Finanças, Tarcísio Cintra, admitiu que metade do montante deveria ser direcionada para obras do BRR, mas não detalhou de que forma.

O BRT

A expectativa da prefeitura, informada na época em que o projeto foi apresentado, era de que 300 mil moradores sejam beneficiados. O Corredor Ouro Verde terá saída da região central e trajeto pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim, até o Terminal Vida Nova.
Na área do Campo Grande, o corredor seguirá pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Avenida John Boyd Dunlop e chega ao Terminal Itajaí. Já o perimetral vai ligar Vila Aurocan ao Campos Elíseos, seguindo pelo leito do VLT.
A Emdec afirma que os corredores exclusivos terão espaços de ultrapassagens para garantir mais velocidade ao sistema. "Essas faixas exclusivas que compõem os corredores serão separadas do trânsito comum pela sinalização e dispositivos delimitadores".
Os usuários vão entrar e sair pelo lado esquerdo dos ônibus no mesmo nível da calçada, "facilitando o acesso de munícipes com restrições de mobilidade, idosos, gestantes e mães com crianças de colo".

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