segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Obras do novo Terminal de Ônibus de Itaquera estão paradas e não há previsão de reinício





Obras que fariam parte do legado da Copa, em Itaquera, foram abandonadas por inadimplência



A área onde deveria ser construído o novo Terminal de Ônibus de Itaquera, ao lado da estação do Metrô, está totalmente abandonada. Conforme constatou a reportagem, não há trabalhadores e nenhum tipo de segurança privada cuidando do terreno.

FURTOS DE MATERIAIS

Aliás, como o local está desprotegido, carroceiros e usuários de drogas estão carregando os materiais que restaram da obra. Além disso, com as chuvas, o terreno passou a ter uma piscina de água parada, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o projeto, de mais de R$ 400 milhões, o Terminal deverá receber plataformas de ônibus municipais e intermunicipais, dois subsolos com estacionamento para 488 carros e 100 motos, além de dois elevadores.

ACESSOS FECHADOS

Por consequência, enquanto a construção segue atrasada, o trânsito do entorno ainda tem problemas. Principalmente devido alguns desvios e tapumes de proteção que “estrangulam” alguns pontos de passagem de carros e ônibus, inclusive na chegada ao Shopping Itaquera. Similarmente, o mesmo acontece com novos acessos que foram criados, mas que permanecem fechados. Além disso, eles deveriam estar conectados aos novos corredores de ônibus construídos nas avenidas Líder e Itaquera, mas que ainda não foram concluídos.

LEGADO DA COPA

Surpreendentemente, as obras eram para terem sido entregues em 2014, durante a Copa do Mundo, pois os passageiros teriam total integração com a Arena Corinthians. Posteriormente, após o evento de futebol, que terminou há seis anos, a população seguiria usufruindo o legado da Copa. Contudo, como o que estava programado não ocorreu, os contratempos se acumulam.

O OUTRO LADO

Conforme a Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SPObras) o atual contrato, com o consórcio formado pelas empresas Camargo Correa e Constran, está sendo rescindido por inadimplência das contratadas. Ademais, conforme a secretaria, o processo se encontra no setor jurídico da Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana). Além disso, a SPObras relatou que, após o encerramento formal do atual contrato, será feita uma nova licitação para a contratação das obras de finalização dos serviços previstos no projeto do Terminal Itaquera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

80 toneladas e 50 funcionários: entenda o transporte do 1º trem da Linha 17 do Metrô

  Primeira composição do trecho chegará da China a São Paulo com operação especial; veja as etapas Uma operação de grandes proporções foi mo...