Estudantes de baixa renda têm direito a passe livre; os demais, 50% de desconto no transporte. Em 2019, foram concedidos quase 115 mil benefícios na região metropolitana.
Começa prazo para estudantes pedirem desconto na tarifa de ônibus da EMTU
Começa às 13h desta segunda-feira (3) o prazo para estudantes e professores de todo o estado solicitarem o passe livre escolar ou o benefício da meia tarifa nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que faz o trajeto intermunicipal na Grande São Paulo.
Alguns estudantes e professores têm direito à gratuidade e outros, meia tarifa. É necessário ter um pré-cadastro pela escola antes de solicitar o bilhete.
A analista de transporte escolar da EMTU Lomas Alcalai explica que os dois os benefícios estão disponíveis aos estudantes que moram em uma cidade e estudam ou lecionam em outra.
O processo para se cadastrar é todo pela internet: no site da EMTU (clique aqui para acessar) é só clicar em passe escolar e, depois, em estudantes e professores. Em seguida, é a hora de escolher em qual das regiões metropolitanas do estado está a sua escola e selecionar se é o caso de requisitar um passe novo ou revalidar um antigo.
Quem estiver cadastro pode receber o cartão ou a autorização do benefício em 7 dias, válido a partir de 1º de fevereiro.
A taxa para o cadastro é de R$ 22,05. Em 2019, foram concedidos quase 115 mil benefícios só na Grande São Paulo, a maioria com passe livre.
Para ter passagem gratuita, o estudante precisa ser de “baixa renda”, com renda per capita familiar inferior a um salário mínimo e meio. O cadastro em programas de financiamento estudantil, como o FIES, também comprova a condição.
“Ao preencher a grade familiar e informar a ocupação do seu parente e a renda, o próprio sistema faz o cálculo e vai perguntar se está correto. Se der menor que um salário mínimo e meio, ele está como baixa renda. Se for maior, ele vai ter direito ao benefício, mas é o meia tarifa, com 50% de desconto”, diz a analista de transporte escolar.Os formulários para cadastro e recebimento de desconto ou passe-livre podem ser preenchidos até 31 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário