Estudo feito a partir de relatos de pessoas em vários países pelo aplicativo Moovit mostra que capital é segunda colocada no país e sétima no mundo em tempo de deslocamento.
Recife tem o maior tempo de espera por transporte público, de acordo com pesquisa do Moovit
Os passageiros de ônibus, trem e metrô do Recife estão entre os que mais têm dificuldade para se locomover. Uma pesquisa feita a partir de análises de viagens registradas no aplicativo Moovit mostra que a capital pernambucana é campeã brasileira em espera pelo transporte público. Ela também aparece como a sétima no mundo e a segunda no país com maior tempo gasto com deslocamentos
.
O levantamento foi realizado a partir de relatos de passageiros, segundo o aplicativo. Foram avaliadas, de acordo com o Moovit, milhões de viagens em 2019, “mostrando um panorama sobre tendências globais de transporte”. Também houve uma pesquisa de opinião pública.
O estudo global analisou 99 metrópoles de 25 países. Dez regiões metropolitanas brasileiras foram incluídas no relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O relatório aponta que o tempo médio de espera pelo transporte público no Recife é de 25 minutos. Em segundo lugar no ranking nacional, aparecem os passageiros de Brasília (DF), que aguardam 23 minutos. O terceiro colocado na lista é Salvador (BA), com 23 minutos.
Ainda de acordo com o levantamento, entre as dez cidades de todo o mundo com maior tempo de deslocamento três são brasileiras: Rio, Recife e São Paulo.
No mundo, o líder de demora de deslocamento é Istambul, na Turquia, com uma hora e 12 minutos. A Cidade do México é a segunda colocada, com uma hora e nove minutos.
No Brasil, o líder é o Rio de Janeiro, com uma hora e sete minutos. No Recife, o tempo médio de deslocamento é de uma hora e dois minutos, assim como São Paulo, que tem o mesmo número.
Pane
Além do tempo de espera e da demora de deslocamento, os passageiros do Recife enfrentam problemas na infraestrutura, como aconteceu, nesta quarta-feira (15), no metrô.
Por causa de uma pane elétrica, estações da Linha Centro ficaram fechadas das 5h até as 13h. Os ônibus tiveram que reforçar a operação para suprir a demanda.
Cerca de 400 mil pessoas andam nos trens na Região Metropolitana, todos os dias, sendo 250 mil na linha afetada.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) explicou que o problema foi provocado pelo rompimento de um cabo de energia elétrica. A pane foi registrada entre as Estações Joana Bezerra e Recife.
Nos primeiros sete meses de 2019, segundo a CBTU, o metrô do Recife parou e os passageiros tiveram que descer dos trens 73 vezes.
Em média, entre janeiro e julho, foram pouco mais de dez quebras a cada 30 dias. Em comparação aos sete primeiros meses de 2018, houve aumento de 28%, já que, entre janeiro e julho, houve 57 falhas.
Tarifas
Em relação aos ônibus, teve início a discussão sobre o aumento do valor da tarifa. Na segunda-feira (13), o sindicato das empresas anunciou que a proposta de aumento é de 14,13%. O governo do estado considerou essa ideia “inaceitável”.
No metrô do Recife, a tarifa atual é de R$ 3,70. O sistema passou a cobrar este valor após cinco aumentos escalonados, autorizados pela Justiça, a partir de 2019. Em março de 2020, a passagem vai subir para R$ 4.
Tempo médio de espera pelo transporte público no Brasil
- 1º Recife: 25 min
- 2º Brasília: 23min
- 3º Salvador: 23min
- 4º Fortaleza: 20min
- 5º Campinas, SP: 20min
- 6º Belo Horizonte: 19min
- 7º Rio de Janeiro: 10min
- 8º Porto Alegre: 17min
- 9º São Paulo: 16min
- 10º Curitiba: 13min
Tempo médio de deslocamento do transporte público no mundo
- 1º Istambul (Turquia): 1h12min
- 2º Cidade do México (México): 1h09min
- 3º Rio de janeiro: 1h07min
- 4º Bogotá (Colômbia): 1h07min
- 5º Jakarta (Indonésia): 1h05min
- 6º Bangkok (Tailândia): 1h03min
- 7º Recife: 1h02min
- 8º São Paulo: 1h02min
- 9º Lima (Peru) 1h02min
- 10º Santiago (Chile): 1h02min
Tempo médio de deslocamento do transporte público no Brasil
- 1º Rio de Janeiro: 1h07min
- 2º Recife: 1h02min
- 3º São Paulo: 1h02min
- 4º Brasília: 1h01min
- 5º Belo Horizonte: 59min
- 6º Salvador: 55min
- 7º Curitiba: 54 min
- 8º Fortaleza: 53 min
- 9º Campinas, SP: 53 min
- 10º Porto Alegre: 46min
Nenhum comentário:
Postar um comentário